Comissão Própria de Avaliação – CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA – do Centro Universitário Santa Rita – UNIFASAR –, instituída através de Portaria da Direção Geral da IES, de acordo com o artigo 11, da Lei nº 10.861/2004, tem a função de ser o órgão de coordenação, condução, articulação do processo interno de avaliação institucional, de orientação, de sistematização e de prestação de informações ao SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. A CPA objetiva o envolvimento de todos que dela participam – sejam alunos, professores, funcionários, gestores e egressos – em âmbito de avaliação. Essa participação envolve a discussão do processo de autoavaliação, o fornecimento de informações através de instrumentos de pesquisa elaborados pela comissão com a finalidade de coletar dados para o programa e, ainda, a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional. A CPA UNIFASAR é composta por representantes dos corpos docente, discente, técnico-administrativo e membros da sociedade civil organizada.
Atribuições da CPA
Entre as atribuições da CPA – UNIFASAR incluem-se as ações de coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição, organizar relatórios do processo de avaliação interna, divulgar os resultados consolidados, extrair indicativos para a tomada de decisão da Direção Geral, elaborar o balanço crítico do processo de avaliação, atuar como elo entre a Instituição e o MEC (Ministério da Educação).
O que é avaliado pela CPA?
As avaliações desenvolvidas pela CPA – UNIFASAR almejam auferir a Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Ensino e Pesquisa, a Responsabilidade social, a Comunicação interna e externa, o Corpo Docente, o Corpo Técnico-administrativo, o Corpo Discente, a Organização e a Gestão, a Infraestrutura e os recursos de apoio, o Planejamento e a avaliação e a Sustentabilidade Financeira.
Os relatórios de autoavaliação institucional construídos pela CPA se fundamentam em dados fornecidos por diversos setores da Faculdade e/ou resultantes de procedimentos de coleta específicos junto a diferentes segmentos da instituição.
As informações e análises avaliativas contidas nesses relatórios são legitimadas pela comunidade e amplamente divulgadas interna e externamente. Conheça os relatórios produzidos pela CPA que são encaminhados ao INEP/MEC.
Objetivos gerais da CPA
Realizar a avaliação interna da instituição (autoavaliação) como uma totalidade integrada, permitindo a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional.
Produzir, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.
Objetivos específicos da CPA
- Implantar ações de cooperação entre os atores dos diversos segmentos;
- ampliar a interação entre a IES e a comunidade;
- fomentar a produção científica;
- enfatizar a relevância da responsabilidade social;
- fomentar as potencialidades da IES;
- discutir o planejamento estratégico da autoavaliação;
- discutir a importância do conjunto das atividades acadêmicas e administrativas realizadas na IES;
- apontar as causas das fragilidades detectadas;
- desenvolver a consciência administrativa pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico administrativo.
Questionários
O instrumento (questionários) de autoavaliação está organizado em 5 eixos:
EIXO 1: Planejamento e Avaliação Institucional
EIXO 2: Desenvolvimento Institucional
EIXO 3: Políticas Acadêmicas
EIXO 4: Políticas de Gestão
EIXO 5: Infraestrutura Física
Metodologia de trabalho da CPA
- Sensibilização da comunidade acadêmica;
- questionários (docentes, discentes, corpo técnico administrativo);
- reuniões e debates;
- interpretação e análise dos dados;
- definição e elaboração do relatório;
- devolução sistemática dos resultados para as diferentes dimensões da IES;
- encaminhamento do relatório à Direção Geral da IES;
- inserção do relatório no e-MEC, dentro da data prevista.
Integrantes
I – Representantes do Corpo Docente:
a) Ronan Loschi Rodrigues Ferreira (PRESIDENTE)
b) José Carlos da Silva Júnior
c) Lucas Rogério dos Reis Caldas
II – Representantes do Corpo Técnico-Administrativo:
a) Eduarda Gonçalves Siqueira
b) Clarissa Gonçalves Tavares
c) Maria Lúcia Pereira Miranda
III – Representantes do Corpo Discente:
a) Ana Carolina Marchette Marinho
b) Claudinei Pereira de Assis
c) Letícia Marcossi Duarte Silva
IV – Representante da Sociedade Civil Organizada:
a) Marcelo Alves Rodrigues de Oliveira
b) Afrânio José Filho
c) Rosangela Barbosa
Horários de atendimento
- 3ª feira de 19h às 20h30
- 4ª feira de 19h às 20h30, e de 21h às 22h
Mais informações
Relatórios
- Download do Relatório da CPA 2008
- Download do Relatório da CPA 2009
- Download do Relatório da CPA 2010
- Download do Relatório da CPA 2011
- Download do Relatório da CPA 2012
- Download do Relatório da CPA 2013
- Download do Relatório da CPA 2014
- Download do Relatório da CPA 2015
- Download do Relatório da CPA 2016
- Download do Relatório da CPA 2017
- Download do Relatório da CPA 2018
- Download do Relatório da CPA 2019
- Download do Relatório da CPA 2020
- Download do Relatório da CPA 2021
- Download do Relatório da CPA 2022
- Download do Relatório da CPA 2023