O que é o ENADE e qual o seu objetivo?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Ele é descrito como sendo o exame que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. (Fonte: http://portal.inep.gov.br)
O Enade é obrigatório?
Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante selecionado não comparecer ao exame, não preencher do Questionário do Estudante e tiver o registro de participação indevido na prova. (Fonte: http://portal.inep.gov.br)
Quais os instrumentos básicos do Enade?
- O questionário do coordenador(a) do curso.
- O questionário do estudante;
- A prova;
A prova é constituída por 40 questões, sendo 35 de múltipla escola e 5 discursivas.
A prova é dividida em questões de formação geral e formação específica (núcleo Básico e profissionalizante.
A formação geral conta com 10 QUESTÕES, sendo 2 DISCURSIVAS e 8 MÚLTIPLA ESCOLHA
A formação específica conta com 30 QUESTÕES, sendo 3 DISCURSIVAS e 27 MÚLTIPLA ESCOLHA.
No caso da pedagogia, há apenas conteúdos de formação geral.
Quando será realizado o Enade 2020?
O Enade 2020 será aplicado conforme cronograma*:
Aplicação do exame –
A abertura dos portões –
Fechamento dos portões –
Início das provas –
Término –
*Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário.
Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas. A participação no Enade 2017 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.
Edital do Enade 2020
Desde o Enade 2017 o Inep não disponibiliza os Manuais do Enade e Manual do Estudante como ocorria nos anos anteriores. Todas as informações referentes ao exame em 2020, como os procedimentos técnicos indispensáveis à execução do prova, as ações de responsabilidade do estudante, acompanhamento das inscrições e a participação no exame, estão disponíveis no edital do exame.
Esse Edital pode ser acessado em:
LINK