A professora doutora Maria Cecília Teles, do Centro Universitário Santa Rita – UNIFASAR, defendeu sua tese de doutorado intitulada “Efeitos de uma sessão aguda de natação até exaustão sobre a contratilidade e transiente de Ca2+ de cardiomiócitos isolados do ventrículo esquerdo de ratos espontaneamente hipertensos nas fases compensada e descompensada”, através do Programa de Ciências Farmacêuticas, na área de concentração de Diagnóstico e Prognóstico de Doenças, pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Maria Cecília também publicou na revista “Research, Society and Development” um artigo sobre os efeitos da velocidade de contração e relaxamento de cardiomiócitos isolados do ventrículo esquerdo de ratos Wistar submetidos ao protocolo de natação até exaustão. Esse artigo contou com a contribuição dos professores Lucas Rogerio dos Reis Caldas e Bianca Iara Campos Coelho, do curso de Educação Física do Unifasar, além dos colaboradores da Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal de Viçosa Luciana Fernandes Barros, Mauro Cesar Isoldi e Franciany de Jesus Silva. O artigo, originalmente intitulado “Effects of an acute swimming session until exhaustion in myocytes isolated from Wistar rats”, está disponível no link https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33561

As egressas do curso de Educação Física Bianca Iara Campos Coelho e Alessandra Gonçalves Lana também tiveram seu trabalho de conclusão de curso aceito para publicação em formato de artigo. A pesquisa teve a orientação da professora Dra. Maria Cecília Teles e contou com a colaboração do professor Ms. Lucas Caldas. O artigo intitulado “Avaliação da capacidade funcional e qualidade de vida de mulheres de meia idade e idosas cadastradas na Estratégia Saúde da Família em Conselheiro Lafaiete-MG” foi publicado na “Research, Society and Development” e pode ser acessado no link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33317

O UNIFASAR parabeniza o curso de Educação Física pelos trabalhos realizados. O centro universitário incentiva a pesquisa e estimula os corpos docente e discente a desenvolverem e publicarem trabalhos em revistas científicas.