A programação abordou temas como nômades digitais, empreendedorismo, cultura maker e cases de sucesso, dentre outros

A Faculdade Santa Rita – FASAR realizou online a segunda edição da Semana da Inovação e Tecnologia, nos dias 16, 17 e 18 de novembro. O evento faz parte das ações do Departamento de Inovação e Tecnologia da FASAR e foi transmitido ao vivo para todos os cursos da instituição e para o público externo através do canal do Youtube da FASAR.

Dentro dos conceitos de valor com relação ao ensino, pesquisa e extensão, as atividades foram orientadas para promover competências tecnológicas e empreendedoras para a inovação e novas metodologias, além de ferramentas para a validação de ideias, iniciativas e projetos com foco na solução de problemas e necessidades do mercado.

A abertura do evento foi realizada pelos coordenadores do projeto: professores Ronan Loschi, José Carlos Júnior, Luiz Otávio Veloso, Cilene Salmaso, Josemara Guedes, Bruno Ugoline e Lorena Pinto, que reforçaram a importância da abordagem da inovação no processo de mercado e de indústria da região.

A programação foi dividida em trilhas e painéis. A primeira trilha, realizada no dia 16, teve como temática central “Inovação, Disrupção e Empreendedores”. Dentro dessa trilha, o doutor em Inovação Leandro Figueiredo realizou a primeira abordagem, com o tema “Inovação e Transformação Digital (SEBRAE)”, que teve como mediadores os professores Ronan Loschi e Cilene Salmaso. Em seguida Eloízio Neves, que é farmacêutico e MBA em Transformação digital e novos negócios, abordou a discussão sobre “Saúde, Tecnologia e Inovação: Caminhos a Percorrer”, com o apoio da mediação dos professores Lorena Pinto e José Carlos Júnior.

Em continuidade, os professores Elisa Gonçalves, Josemara Guedes e José Carlos Júnior mediaram o painel “Inovação, Ecossistema, Liderança, empreendedorismo”, que englobou três discussões. A primeira, intitulada “O processo de inovação e os benefícios para o ecossistema”, foi ministrada por Eduardo Marçal, que atua há mais de três anos com inovação, tecnologia e criação de startups no Alto Paraopeba. Eduardo também é líder do Programa de Pré-Aceleração Congonhas Inova que lançou 10 startups na região. A segunda discussão do painel trouxe Williane Sales, que explanou sobre “Liderança feminina”. Williane é especialista em automação residencial com várias certificações de equipamentos conceituados do mercado. E, encerrando a programação do dia 16, o profissional de educação física Rafael Ferraz debateu sobre o tema “Empreendedorismo inovador”. Rafael é sócio fundador da Ferraz Training Academia e presidente da Coopfit, primeira cooperativa de profissionais de educação física do Brasil.

A segunda trilha do evento teve como pauta “Estudantes, Inovação na Saúde, Cultura Marker e Cases de Sucesso” e contou com a mediação dos professores Bruno Ugoline, Lorena Pinto e Elisa Gonçalves. Essa trilha teve a participação dos convidados Luisa França (aluna do curso de Administração e membro da empresa Grow Up Consultoria Júnior da FASAR), Amanda Carolina Fernandes (aluna do curso de Farmácia, fundadora e diretora presidente da Évoluer Consultoria Júnior da FASAR e conselheira multiplicadora do Núcleo Vertentes) e Alarrandra Rezende (aluna do curso de Farmácia, fundadora e diretora de projetos da Évoluer Consultoria Júnior da FASAR).

Em seguida, a temática “Hubs de Inovação na área da Saúde” foi ministrada por Juliana Saliba, pesquisadora pós-doutora que atua em pesquisa aplicada na área de saúde e Medical Device, mercado na área de inovação, uso estratégico da propriedade intelectual e empreendedorismo. Essa etapa foi mediada pelas professoras Cilene Salmaso e Lorena Pinto. Na continuidade, o engenheiro de controle e automação Paulo Henrique Batista Pinto abordou o tema “Maker”. Paulo desenvolve projetos de automação, eletrônica e robótica com foco didático baseando-se no “faça você mesmo”, um dos princípios da cultura Maker.

O segundo painel da programação teve como tema o “Empreendedorismo na veia”, com a mediação dos professores Elisa Gonçalves, Josemara Guedes e Bruno Ugoline. Esse painel teve a participação dos empresários Luciano Coimbra e Amanda Gonçalves (Adega Lafaiete), do fisioterapeuta Júlio Borba e de Camila Vianna (Núcleo de Capacitação Camila Viana).

No último dia da II Semana da Inovação e Tecnologia da FASAR, o tema da trilha foi “Empreender com artes, educação disruptiva, casas inteligentes – Arte, educação e tecnologia”, com os professores mediadores Luiz Otávio Veloso e Ronan Loschi. A primeira abordagem foi sobre “Nômades Digitais”, que contou com a participação de Bardo e Fada, uma banda nômade que vivem pelas ruas do Brasil espalhando amor e música. Em seguida, Gabriel Dualiby explanou sobre “Cultura Maker, Remixagem e Gamificação”, com a mediação dos professores Ronan Loschi e José Carlos Júnior. Gabriel formação transdisciplinar com diversos cursos nas áreas de Publicidade, Propaganda, Marketing, Desenvolvimento Web, Internet, Design, Redes Sociais, Banco de Dados e Arquitetura da Informação.

A última etapa da programação foi realizada por Machael Lima, que abordou o “Empreendedorismo, inovação e arquitetura: será que dá match?” Machael é criador e idealizador de projetos de inovação nas áreas de energia sustentável, mobilidade urbana e agroindústria. Essa etapa foi mediada pelas professoras Cilene Salmaso e Tatiane Matias.

O professor Ronan Loschi ressalta que o evento teve como objetivo impactar o ecossistema local de inovação do qual a FASAR está inserido, aliado com a responsabilidade social e o ensino de qualidade, além de fortalecer a aplicação das Metodologias Ativas e do Currículo por Competência na FASAR. As transmissões estão disponíveis na íntegra no canal do Youtube da FASAR, acessível gratuitamente no link: www.youtube.com/FaculdadeFASAR .