O Departamento de Inovação e Tecnologia da FASAR realizou no dia 3 de março o Meetup, encontro disruptivo e informal sobre inovação na região em busca de um novo modelo econômico para sociedade, no qual o QG da Inovação de Congonhas e a Aceleradora Corporativa Neo Ventures apresentaram o “Programa Congonhas Inova”. O encontro contou com a participação de coordenadores, professores e alunos de todos os cursos da FASAR, oportunidade na qual também foram apresentados os trabalhos já desenvolvidos e a agenda do Departamento de Inovação e Tecnologia da FASAR para o ano de 2020.

O Departamento de Inovação e Tecnologia da FASAR tem como missão conectar a instituição ao Ecossistema de Inovação, promover um ambiente acadêmico inovador e empreendedor, capaz de gerar valor, negócios e tecnologias. Além disso, busca regulamentar as atividades de inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e tecnologias digitais nos eixos ensino, pesquisa e extensão, trazendo experiências ativas para toda a comunidade acadêmica, principalmente para os alunos da FASAR.
O objetivo do Programa Congonhas Inova é organizar todos os agentes (instituições de ensino, empreendedores e empresas da região), compreendidos nos municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, mapear as potencialidades de inovação da região e criar um Ecossistema pulsante de Inovação e Tecnologia. A FASAR, como parceira do QG inovação, apoia e participa dessa iniciativa na região. A preparação metodológica conta com um mapeamento em três frentes: Startups e empresas de base tecnológica, Projetos de pesquisa e extensão, Geral (cultura, infraestrutura, legislação da cidade, entre outros).

Na oportunidade, como parte do Programa Congonhas Inova, foi apresentado o Hackathon Sustentabilidade Ambiental, que tem como finalidade a criação de soluções reais para empresas, cidades ou até geração de novos negócios com o foco em sustentabilidade. O Hacka Sustentável oferece diversas oportunidades aos participantes que conseguirem desenvolver as melhores soluções. O objetivo do evento é desenvolver soluções tecnológicas para um desenvolvimento econômico mais sustentável. Saiba mais em: sympla.com.br/hacka-sustentavel_799476.

A equipe do departamento de inovação e tecnologia da FASAR reforça a importância de inserir os alunos nesses eventos e motiva a participação de todos. De acordo com os coordenadores do Departamento de Inovação e Tecnologia da FASAR, Prof. Ms. Ronan Loschi e Profª Cilene Salmaso, para o ano de 2020 estão previstas diversas ações internas que contarão com a participação direta dos alunos, professores e parceiros. A coordenação também acredita que o fomento ao empreendedorismo e a inovação são um diferencial na trajetória acadêmica e na formação dos egressos, pois incentivam o desenvolvimento de habilidades e competências requeridas pelo mercado de trabalho.

Pessoas e empresas interessadas em contatar o Departamento de Inovação e Tecnologia da FASAR para desenvolvimento de projetos ou parcerias podem entrar em contato pelo telefone (31) 3062-4002, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, ou pelo e-mail: supervisaopedagogica@fasar.com.br .