O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP do Centro Universitário Santa Rita – Unifasar promoveu no último dia 26 uma palestra ministrada pelas coordenadoras do CEP-UNIFASAR professoras Dra. Danielle Correa e Dra. Cristiane Neves. O evento, que teve a participação de alunos dos cursos de graduação da instituição, abordou assuntos como: papel do CEP, conhecimento sobre a Plataforma Brasil, quais pesquisas precisam ser submetidas a este comitê, a importância dessa apreciação, o passo a passo para submissão e os principais critérios vigentes envolvidos no processo.

Após a explanação foi realizada uma conversa com os alunos, esclarecendo as principais dúvidas sobre as pesquisas científicas. Em um segundo momento, foi realizada uma palestra pelo professor Renato Damasceno Neto sobre Bioética e Cuidado Humanizado. O UNIFASAR é a única Instituição de Conselheiro Lafaiete-MG que possui um Comitê de Ética em Pesquisa, sendo um diferencial ao corpo docente e acadêmico, pois aumenta o aprendizado dos alunos e estimula à pesquisa científica.

A coordenadora do CEP-UNIFASAR explica que “todo e qualquer projeto de pesquisa, que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa. Isso abrange também projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas”, explica a doutora Danielle Correa. O CEP-Unifasar aprecia trabalhos não somente de alunos do Unifasar, mas também de outras instituições. Para mais informações, acesse www.unifasar.edu.br/comite-de-etica-em-pesquisa