O Centro Universitário Santa Rita – UNIFASAR realizou entre os dias 17 e 19 de outubro o II Simpósio de Fisioterapia, em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta, celebrado nacionalmente no dia 13 de outubro. O simpósio contou com a participação de alunos de todos os períodos do curso de Fisioterapia do Unifasar, sob coordenação dos professores Juliana Andreza, Maria Cecília Teles e Mário Neto.

O fisioterapeuta João Vitor Nogueira iniciou a programação do evento com a palestra “Marcha humana, uma análise multifatorial”. E, em seguida, a fisioterapeuta Andreza Ferroni abordou o tema “A diversidade de possibilidades da fisioterapia pélvica na saúde da mulher e do homem”.

O segundo dia também contou com duas palestras. A primeira teve como tema “Atuação do Fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)” e foi ministrada pelo fisioterapeuta Michael Guerra. Logo após, o fisioterapeuta Natanael Rodrigues Junior ministrou a palestra intitulada “Manejo de vias aéreas”.

E no dia 19 de outubro, a fisioterapeuta Soraia Rezende apresentou a temática sobre “Atuação do Conceito Bobath na reabilitação pediátrica”. E o fisioterapeuta Luciano Queiróz finalizou as atividades do simpósio com a palestra “Tratamento das hérnias discais lombares pela osteopatia, quiropraxia e Mckenzie”.

A coordenadora do curso de Fisioterapia Juliana Andreza conta que o simpósio foi realizado para proporcionar informações aos acadêmicos sobre a atuação fisioterapêutica nas diversas áreas da Fisioterapia, evidenciando o processo saúde/doença. “Proporcionamos um momento de vivência entre profissionais e acadêmicos com objetivo de estimulá-los para a futura vida profissional”, reforça Juliana.