Os dois congressos ocorreram de forma simultânea e multidisciplinar no campus do Unifasar

O Centro Universitário Santa Rita – UNIFASAR promoveu o II Congresso de Educação Física e o I Congresso de Nutrição para alunos e graduados dos respectivos cursos entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro. Em cada dia foi realizada uma programação com convidados que apresentaram temáticas direcionadas ao estudante e profissional de Educação Física e de Nutrição. O objetivo principal do evento foi comemorar os dias do Profissional Nutricionista (31/08) e do Profissional de Educação Física (1º/09), de forma academicamente produtiva com conteúdo complementar de relevância para as áreas de atuação dos profissionais no mercado de trabalho.

O evento teve início com a palestra sobre “Nutrição Esportiva: abordagem do que é a prática e como é o dia a dia do profissional”, ministrada por Renata Brasil, nutricionista do Minas Tênis Clube de Belo Horizonte. Na segunda etapa do primeiro dia, Renata também abordou o tema “Aspectos físicos e emocionais por trás de um atleta e como a nutrição pode auxiliar”.

Os alunos do curso de Nutrição participaram no segundo dia de um minicurso teórico-prático da Associação dos Celíacos do Brasil – seção Minas Gerais, intitulado “Doença Celíaca: Diagnosticar é Preciso”, que foi realizado no Laboratório de Técnica Dietética e Tecnologia dos Alimentos, do campus Unifasar. O minicurso foi dirigido por Ângela Pereira de Abreu Diniz, presidente da ACELBRA-MG. Em seguida, os alunos de Nutrição participaram da palestra “Relevância da microbiota intestinal na obesidade: uma abordagem pré-clínica”, que foi realizada por Sylvana Izaura Salyba Rendeiro de Noronha. Ela é nutricionista e possui doutorado em Bioquímica Metabólica e Fisiológica pela Universidade Federal de Ouro Preto. E, para encerrar as atividades do segundo dia para os alunos de Nutrição, houve uma mesa redonda intitulada “Experiências Profissionais na área de Nutrição”, que contou com a participação das nutricionistas Thaís Lobo, Larissa Fonseca e Patrícia César. As três se graduaram no Unifasar e relataram suas experiências no mercado de trabalho.

Simultaneamente durante o segundo dia do evento, os alunos do curso de Educação Física acompanharam o Seminário de Artigos Científicos – Egressos e Professores do respectivo curso, que contou com a participação dos graduados Pedro Nascimento, Adriano DiSpírito Ferreira, Samara de Souza e Evellyn Ferreira, além dos professores Lucas Caldas, Maria Cecília Teles, Aellanene Guimarães e Josemara Guedes. No segundo bloco, o profissional de Educação Física Rodrigo de Oliveira Gomes ministrou a palestra “A formação profissional em Educação Física: tensões permanentes para atuação no mundo do trabalho”. Rodrigo é doutor em Educação e mestre em Estudos Interdisciplinares do Lazer.

No dia 1º de setembro, os alunos do curso de Nutrição participaram do minicurso “A Atuação do Nutricionista na Consultoria de Alimentos”, ministrado pela nutricionista Marcela Henriques Devêza, que abordou bases gerais da atuação do nutricionista na consultoria de alimentos, os primeiros passos, serviços oferecidos, potenciais clientes, empreendedorismo e pilares da consultoria de alimentos.

Já os alunos do curso de Educação Física participaram no terceiro dia da “Oficina de Psicosociografomotricidade”, que foi ministrada por Ronaldo da Cunha Nascimento. Ele é coordenador pedagógico da Federação Mineira de Handbol e especialista em docência do ensino superior (handebol e psicomotricidade). A oficina teve como proposta de formação o foco nas capacidades que as pessoas apresentam para aprender novos movimentos com rapidez e, assim, adaptar o comportamento de acordo com as exigências do ambiente, para executar com eficácia e eficiência um movimento intencional para resolver uma tarefa concreta.

E para encerrar, no último dia, os alunos de Educação Física participaram do “Minicurso de Arbitragem de Futsal: Formação de Árbitros (as), Anotadores (as) e Cronometristas”, ministrado por Vantuir José Batista, que é graduado no Unifasar e assessor na Secretaria Municipal de Esportes de Ouro Branco-MG.

Confira alguns momentos dos congressos: