O professor Geraldo Magela da Silva, do curso de Engenharia Civil da FASAR, apresentou seu artigo “Corrosão em estrutura de concreto armado ocasionada pela ação de fertilizante e ambiente marítimo” na 4ª Edição do Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT2020). O evento também ocorreu de forma totalmente online nos dias 10 a 14 de agosto.

O artigo foi desenvolvido com a colaboração da engenheira civil Rovodávia Ribas e teve como objetivos analisar a ação da corrosão química/eletroquímica em uma estrutura de concreto armado, localizada em um ambiente marítimo e em contato direto com fertilizantes, procurando-se entender seu processo de formação e sua interação com o aço e o concreto, além de mostrar as soluções adotadas para controlar as manifestações patológicas e evitar que as estruturas da edificação atingissem seu estado limite último, a ruína.

O professor Geraldo explica que ocorreu um debate sobre a importância de se conhecer o meio no qual as estruturas são projetadas. “É fundamental analisar fatores como umidade relativa do ar, temperatura do ambiente e atmosfera marinha, bem como ter programas contínuos de inspeção/manutenção das estruturas em concreto armado para que se promova um aumento de sua vida útil”.

O evento foi realizado na forma de fórum online com debates sobre o controle da qualidade, a patologia e a recuperação de estruturas e sistemas construtivos, tanto em edificações convencionais quanto em obras de infraestrutura, com intuito de divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre estes importantes temas e áreas correlatas.

O congresso buscou a integração dos profissionais envolvidos na construção civil, engenheiros, técnicos, pesquisadores, empresários, fornecedores, investidores e estudantes, objetivando maior desenvolvimento profissional. Foram realizadas palestras nacionais e internacionais, Minicursos, Mesa redonda e Sessões científicas com a apresentação de 181 artigos com discussões técnicas.

Para acompanhar mais pesquisas desenvolvidas pelo curso de Engenharia Civil da FASAR, siga o perfil no Instagram: @engcivil_fasar