O Centro Universitário Santa Rita – UNIFASAR promoveu no dia 5 de julho a Feira de Inovação e Tecnologia – TECFIN. O evento reuniu 25 trabalhos apresentados no formato de feira, além de outros 16 projetos no formato de PITCH, desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia de Controle e Automação em disciplinas como Projeto Integrador, Teoria da Inovação, Modelagem de Sistemas de Produção e Sistema de Desenvolvimento de Produtos.

A TECFIN foi organizada pelo Departamento de Inovação e Tecnologia do UNIFASAR e destacou-se como um importante espaço para os estudantes compartilharem suas ideias e mostrarem seu potencial criativo e inovador. Os trabalhos apresentados abordaram uma ampla gama de temas relacionados ao empreendedorismo, à inovação e tecnologia, demonstrando a aplicação das Metodologias Ativas de Aprendizagem e a diversidade de conhecimentos presentes no ambiente acadêmico do UNIFASAR.

O evento contou com a participação de atores do Ecossistema Local de Inovação do Alto Paraopeba – INOVAP, que desempenharam o papel de avaliadores dos trabalhos. Entre os avaliadores estavam representantes do SEBRAE, da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, do Hub de Inovação de Ouro Branco – Ouro HUB, do QG da Inovação de Congonhas, da HomeInn Automação e da Socondmind Solutions. A presença desses atores externos ao ambiente acadêmico proporcionou uma avaliação mais abrangente e a troca de conhecimentos entre diferentes setores da sociedade.

Os trabalhos apresentados pelos alunos se destacaram pela qualidade, criatividade e aplicabilidade das ideias propostas. Os projetos demonstraram soluções inovadoras para problemas do cotidiano, abordando temas como sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade, otimização de processos e automação. Os estudantes tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos, receber feedbacks construtivos e estabelecer contatos com profissionais e empresas atuantes no mercado.

A Feira de Inovação e Tecnologia do UNIFASAR fortalece a relação entre a academia e o mercado, promovendo a interação e o compartilhamento de conhecimentos. Além disso, o evento incentiva o empreendedorismo e a criatividade dos estudantes, preparando-os para os desafios e demandas da atualidade.

O sucesso da TECFIN evidencia o compromisso do UNIFASAR em fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico, proporcionando aos estudantes um ambiente propício para o aprendizado e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A feira consolida-se como um espaço de destaque na região, reunindo estudantes, professores, empresas, instituições parceiras e o Ecossistema Local de Inovação – INOVAP em prol da inovação e do progresso tecnológico.

Com iniciativas como a Feira de Inovação e Tecnologia, o UNIFASAR reafirma seu papel como centro de excelência acadêmica e impulsionador do desenvolvimento regional, preparando profissionais capacitados e engajados com os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo.