A Faculdade Santa Rita – FASAR – realizou de forma on-line nos dias 21 e 22 de outubro a edição anual da Semana das Engenharias e Arquitetura, com o tema principal “Meu querido futuro”, que abordou discussões sobre empreendedorismo, sustentabilidade, tendências, inovação e tecnologias.

A abertura do evento foi realizada pelo professor Ronan Loschi, que oficializou as boas-vindas aos convidados e ouvintes nos dois dias. No dia 21, os professores José Carlos e Elisa Gonçalves foram os mediadores do primeiro bloco, que contou com as palestras “Tecnologia e Informação”, ministrada pela engenheira de produção Camila Rossi, e “Sustentabilidade, Tecnologia e tendências futuras”, ministrada pela pesquisadora Julianna Antunes.

Em seguida, os alunos assistiram a palestra gravada por Rafael Colucci sobre “3 Tendências em projetos de capital e como se preparar para elas”. Rafael é especialista técnico sênior da Autodesk Bildtech, empresa que desenvolve o AutoCAD e tantas outras ferramentas como o Civil 3D, Infraworks e Revit. A continuidade do evento foi guiada por Ary Fialho Vianna Jr, consultor de Gestão e Empreendedor em Start Ups de Engenharia Digital Aplicada, que respondeu perguntas enviadas pelos alunos sobre os temas abordados, principalmente voltados para o empreendedorismo.

Os professores Tatiane Matias e Ronaldo Asevedo foram os mediadores da palestra seguinte, que teve como tema “A qualificação digital ajuda as pessoas a se adaptarem ao futuro do trabalho” e foi ministrada por Hugo Aleixo, pós graduado em Master Internacional BIM Manager pela Zigurat no Global Institute of Technology.

Para finalizar o primeiro dia do evento, o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Mediphacos, Daniel Filgueiras, explanou sobre o “Desenvolvimento e produção de lentes intraoculares”. Essa palestra foi mediada pelos professores Luiz Otávio Veloso, Ronaldo Asevedo e Rodolfo Costa.

No dia 22, a arquiteta Monique Ângelo apresentou o tema “Concursos públicos – Um caminho ainda pouco comentado”, no qual deu dicas e relatos sobre suas experiências com aprovação em concursos públicos para arquitetos, urbanistas e engenheiros. As professoras Tatiane Matias e Elisa Gonçalves mediaram a apresentação.

Em continuidade, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Movimentos estudantis: Habilidades e competências para o futuro”, que contou com a participação de Mauro Junior (coordenador geral do CREA-Jr de Conselheiro Lafaiete-MG), Samara Bastos (diretora geral do Engenheiros Sem Fronteiras – núcleo Ouro Branco-MG) e Luisa França (graduanda do curso de Administração da FASAR, representando a Grow Up Consultoria Junior da FASAR).

Para encerrar, os alunos assistiram a palestra “Liderança 5.0: a gestão de equipes do futuro”, ministrada pelo psicólogo e MBA em Gestão de Pessoas Felipe Dias. Essa etapa foi mediada pelos professores Ronan Loschi, Ronaldo Asevedo e Carlos Eduardo Pereira.  Ao final, os alunos da FASAR participaram de sorteio de livros e ganharam cupons para cursos de Autocad e Software para Engenheiros. A transmissão completa dos dois dias da Semana das Engenharias e Arquitetura 2021 está disponível no canal da FASAR.

 

SEMANA DAS ENGENHARIAS – DIA 21

 

SEMANA DAS ENGENHARIAS – DIA 22