O curso de Biomedicina da Faculdade Santa Rita – FASAR teve mais um trabalho aprovado em congresso. O autor desse trabalho é o aluno Rubens Rezende que, com orientação da professora Isadora Nogueira, teve seu trabalho submetido e aprovado para apresentação no 9º Congresso Norte-Nordeste de Medicina Laboratorial – MEDLAB, ocorrido online nos dias 23, 24 e 25 de julho. O trabalho é intitulado “Perfil de sensibilidade e prevalência da bactéria Escherichia coli em urocultura de pacientes de um laboratório privado no município de Conselheiro Lafaiete-MG”.

O trabalho aborda a infecção do trato urinário (ITU), que é determinada pela presença de microrganismos patogênicos que invadem os tecidos urinários. O aluno Rubens Rezende explica que essas infecções possuem importante relevância clínica, pois são responsáveis por 80 em cada 1.000 consultas, pelo fato dos agentes etiológicos desenvolverem mecanismos de resistência aos antimicrobianos. “Para tanto, avaliou-se o perfil de sensibilidade e prevalência da bactéria Escherichia coli isolada em amostras de urina de pacientes. No período analisado, 470 uroculturas foram realizadas em laboratório”, explica Rubens.