O Laboratório de Técnica Dietética e Tecnologia de Alimentos foi projetado segundo a Legislação em Vigilância Sanitária para as edificações e instalações dos serviços de alimentação, de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamento em todas as etapas da preparação dos alimentos e facilitando as operações de higienização. A instalação física do laboratório possui revestimento liso, impermeável e lavável, sendo mantida em bom estado de conservação. As janelas são dotadas de telas milimétricas removíveis. O laboratório não possui ralos e/ou grelhas. As instalações elétricas são embutidas e as lâmpadas protegidas com luminárias contra explosão e quedas acidentais. O laboratório contém iluminação e ventilação natural adequadas. Além disso, é dotado de lavatório exclusivo para higienização das mãos.

O laboratório está devidamente equipado com os recursos necessários ao desenvolvimento das aulas práticas das disciplinas, possibilitando uma assimilação ativa dos conteúdos teóricos. Possui equipamentos e layout que mimetizam o processamento e a tecnologia de produtos alimentícios. Todos os objetos, equipamentos e móveis foram adaptados de forma a trazer ao aluno real ideia do que ocorre em uma Unidade de Alimentação e Nutrição.

No laboratório os alunos do UNIFASAR desenvolvem as técnicas específicas de pré-preparo e preparo dos diferentes grupos de alimentos. Além disso, os alunos podem visualizar como os alimentos são transformados pela Indústria de Alimentos.

No Laboratório de Técnica Dietética e Tecnologia de Alimentos é possível encontrar os seguintes equipamentos:

● Balança digital
● Batedeira
● Cabrita
● Cilindro manual de massas com cortador de talharim
● Conjunto compacto misturador
● Ensacadeira de embutidos
● Espremedor de frutas
● Fogões
● Forno industrial à gás
● Geladeira
● Liquidificador industrial
● Moedor de carne elétrico
● Multiprocessador
● Termômetro tipo vareta

O laboratório também contém vários utensílios em geral, entre os quais: Panela de pressão, panelas diversas de inox, tabuleiros, forma de pizza, travessas, frigideira, cesto de fritar, escorredor de arroz/macarrão, bule, leiteira, garrafa térmica, jarra, marinex, tábua de vidro e de polietileno, bacias, vasilhames e botes diversos de plástico, pratos rasos e fundos, taças, copos diversos, xícaras, pires, facas, garfos, colheres diversas, conchas, escumadeiras, pegador, batedor de bife, espátulas, cortador de pizza, abridor, ralador, rolo, tesoura, peneira, coador, porta tempero, paliteiro, saleiro, porta guardanapo, porta ovos, forma de gelo, batedor de alho, funil, jogo de medidor, porta sabão/detergente, borrifador, rodo de pia, escorredor de utensílios.

Visando a segurança dos alunos e professores, os principais Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) estão disponíveis como Japona/jaqueta térmica, avental térmico impermeabilizado anti-chama, mangote de lona, luva em malha de aço, luva térmica, luva de borracha, máscara de segurança, óculos de segurança, protetor auricular e botas de segurança.