O Laboratório de Materiais de Construção e Técnicas Construtivas do UNIFASAR é um laboratório preparado para promover o ensino, a pesquisa e a extensão aos alunos desta instituição e dos moradores de Conselheiro Lafaiete e região. Para isso está organizado e equipado de forma a proporcionar e fomentar a interação do LMCTC/UNIFASAR com as disciplinas de ensino, alunos e professores, pesquisas em diversas linhas, e com ações intencionistas.

O LMCTC conta com uma linha completa de equipamentos de qualidade que permitem a caracterização física dos insumos básicos à produção de matrizes cimentícias bem como o completo controle tecnológico dos materiais e produtos desenvolvidos e aplicados no setor da construção civil.  As principais atividades deste laboratório estão voltadas para o conhecimento dos materiais comumente utilizados pelo setor, bem como o aprimoramento de novos recursos e a inovação e desenvolvimento tecnológico de novos materiais, como estéreis e resíduos, quais possam ser tornar insumos nos processos.

O LMCTC mantém as portas abertas para o desenvolvimento de novas parcerias com diversas instituições de ensino e empresas, públicas e privadas, de forma a melhor atender à comunidade com a prestação de serviços por meio de nossa coordenadoria de extensão.