Base de Dados

AGRIS

Base de Dados que disponibiliza acesso a uma coleção de literatura que abrange as ciências agrárias e tecnologia. É mantida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Em inglês, espanhol, francês. Faça o cadastro antes de pesquisar. Clique aqui e acesse.

BDTD

O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional. Clique aqui e acesse.

Biblioteca Digital do Senado Federal – BDSF

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento. O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras. Clique aqui e acesse.

Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur)

A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça, que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos administrativos, Doutrina e Repositório Institucional. Clique aqui e acesse.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)

Coordenada pelo IBICT, busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. Clique aqui e acesse.

Biblioteca Digital e Sonora

A Biblioteca Digital e Sonora foi criada com o objetivo de atender a demanda dos deficientes visuais (da UnB e da comunidade em geral), coletando, reunindo, organizando e armazenados materiais em formato digital a fim de satisfazer as necessidades de informação de seus usuários. Com a implementação da BDS, a BCE procura democratizar o acesso à educação e à cultura por meio da oferta de materiais devidamente adaptados para os programas ledores de tela, além de livros gravados com uso da voz humana. Clique aqui e acesse.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (BDTD) foi criada, em 2001, para disponibilizar, na Internet, o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter, em mãos, a versão digital completa das teses e dissertações defendidas em qualquer um dos programas de mestrados e doutorados aqui existentes. Clique aqui e acesse.

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – Portal Regional da BVS

A coleção de fontes de informação da BVS está composta de bases de dados bibliográficas produzidas pela Rede BVS, como LILACS, além da base de dados Medline e outros tipos de fontes de informação tais como recursos educacionais abertos, sites de internet e eventos científicos. As fontes de informação são selecionadas de acordo com critérios aprovados pela Rede. Clique aqui e acesse.

BVSDE – Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental

A BVSDE reúne um conjunto de fontes de informação sobre o desenvolvimento sustentável e saúde ambiental. Por ex: água, resíduos sólidos, saneamento. Clique aqui e acesse.

BioMed Central

É um repositório internacional de periódicos com acesso livre na área de Ciências Biológicas e da Saúde. Clique aqui e acesse.

Dedalus

O Dedalus é um catálogo geral de consulta que permite pesquisar todas as obras de interesse acadêmico e geral, distribuídas pelos acervos das bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP). Podem ser consultados gratuita e livremente pelo internauta, através do Sistema Dedalus, o qual possibilita a busca de obras no acervo pelo título, autor. Clique aqui e acesse.

DOAJ

O Directory of Open Access Journals (DOAJ) é um site que hospeda uma lista de periódicos de acesso aberto com curadoria da comunidade, e mantida pela Infrastructure Services for Open Access (IS4OA). Clique aqui e acesse.

Domínio Público – Biblioteca Digital do MEC

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. Clique aqui e acesse.

ERIC

O ERIC é uma biblioteca online de pesquisa e informações em educação, patrocinada pelo Institute of Education Sciences (IES) do Departamento de Educação dos EUA. Clique aqui e acesse.

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

No menu Produtos & Serviços você encontra Periódicos, Bases de dados, Pesquisa de Teses e Dissertações, Bibliotecas Virtuais e muito mais. Clique aqui e acesse.

LEXML Brasil – Rede de Informação Legislativa e Jurídica

Reúne leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil. Clique aqui e acesse.

LIVRES

É um Banco de Dados de Livros Escolares brasileiros. Disponibiliza acesso a livros didáticos das diversas disciplinas escolares brasileiras do século XIX aos dias atuais, considerando a sua história e as especificidades da produção escolar. Referencia obras de diversas bibliotecas do país, caracterizando-se por ser alimentado e ampliado constantemente pelas pesquisas de uma equipe de especialistas da área, que analisam o livro didático em suas diferentes vertentes. Reúne fontes relacionadas à produção didática como legislação, programas curriculares, catálogos de editoras e bibliografia de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema. Clique aqui e acesse.

OASISBR – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto

É um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do OASISBR é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas. Clique aqui e acesse.

PBi

É uma solução de busca e descoberta que integra os recursos informacionais da USP. Clique aqui e acesse.

PEDro – Banco de Dados de Fisioterapia

PEDro é uma base de dados gratuita com mais de 34.000 estudos clínicos aleatorizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica em fisioterapia. PEDro apresenta os detalhes de citação, o resumo e o link para texto completo (quando possível) para cada estudo clínico, revisão ou diretriz. Clique aqui e acesse.

PLATAFORMA SUCUPIRA

É um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. O objetivo é assegurar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país. Clique aqui e acesse. 

PORTAL DA SAÚDE BASEADO EM EVIDÊNCIAS

O Ministério da Saúde em parceria com a UFRN, OPAS/OMS Brasil e BIREME/OPAS/OMS apresenta uma nova ferramenta de interatividade entre as bibliotecas virtuais e seus usuários. O metabuscador é um mecanismo que possibilitará a busca rápida da informação em todas as bases de conhecimento, hoje hospedadas no Portal SBE. Uma estratégia que possibilita o acesso às publicações científicas, categorizadas por: Evidências Clínicas, Artigos Científicos e Ferramentas. Clique aqui e acesse.

Portal de Livros Abertos da USP

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. Clique aqui e acesse.

Portal de periódicos da CAPES

Este site disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet, selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais nacionais e internacionais. Clique aqui e acesse.

QUALIS

É um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação do tipo “stricto sensu” (mestrado e doutorado), quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade (A, B, C), por área de avaliação. Clique aqui e acesse. 

RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)

A RNP provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa. Clique aqui e acesse.

SCIELO (Scientific Electronic Library Online)

É uma biblioteca eletrônica, que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. Clique aqui e acesse.

Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo

Criado em 1981, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP reúne, desde 1985, um registro da produção intelectual da Universidade. Clique aqui e acesse.

Pular para o conteúdo