Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI

Em consonância com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e em observância a Lei 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção da  Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a IES por meio da Portaria UNIFASAR nº 06/2016 criou o NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, buscando apoiar a execução da Política Institucional de Acessibilidade para Inclusão de Pessoas com Deficiência. Sob a ótica dos Direitos Humanos, a Instituição desenvolve um sistema educacional inclusivo, que garante condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem por meio da oferta de serviços e recursos de acessibilidade, que eliminam as barreiras e promovem a inclusão: Nesse processo, registra-se as seguintes providências do NAI:

  • Realiza o censo dos alunos com deficiência, que se autodeclaram no ato da matricula;
  • o NAI conta, também, com o apoio dos coordenadores, professores e a Ouvidoria para identificar o discente com deficiência, que não se declarou no ato da matricula;
  • o NAI investiga e diagnostica as dificuldades de cada discente;
  • presta assistência ao aluno deficiente, encaminhando-o ao setor de apoio e atendimento. Destaca-se que o Setor de Apoio e Atendimento conta com a participação de profissionais externos;
  • através das demandas apresentas pelo NAI, a IES contrata interprete de Libras, quando se faz necessário, para o melhor atendimento ao aluno deficiente auditivo;
  • difundiu-se na IES o ensino de Libras, nos cursos de Licenciatura e também nos cursos de Bacharelado, na busca de ampliar a comunicação entre os deficientes auditivos, em atendimento ao Decreto nº 5.626/2005 e demais legislações vigentes, e ainda, como forma de favorecer o envolvimento dos discentes nas discussões que permeiam as necessidades especiais e a convivências universalizada e sem discriminação;
  • quanto ao deficiente visual a IES conta com a estrutura de acessibilidade física e outros procedimentos, conforme as necessidades do discente

Composição do NAI

  • 1 psicólogo – Marcelino Milagre
  • 1 pedagogo– Wanderleia Moreira Ribeiro

Atendimento

O NAE e o NAI fazem um trabalho em conjunto, sendo que quando se trata do discente deficiente, o NAE encaminha para ser atendido e acompanhado pelo NAI.

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