COACHING EDUCACIONAL APLICADO AS AULAS DE FILOSOFIA E ETICA
Palavras-chave:
Coaching, Filosofia, Etica, EducaçãoResumo
A sociedade brasileira vem passando por diversas crises em vários setores, dentre eles o educacional, caracterizado pelo abandono do setor público, competitividade do setor privado, professores mal remunerados, falta de estrutura, dentre outros. Por outro lado, os estudantes brasileiros são marcados pela falta de interesse e desmotivação. São poucos os que conseguem ingressar em uma faculdade; sendo que ao adentrarem no meio acadêmico buscam melhoria não só do currículo para consecução de emprego, mas também, buscam atingir os sonhos que alimentam suas vidas. Após essa constatação, parte-se do pressuposto de que o meio acadêmico (ensino superior) deve funcionar como um ambiente favorável ao desenvolvimento do trabalho de coaching, entendido como um instrumento que alavanca a performance do processo educacional universitário. O Coaching pode ser aplicado em diversas áreas: pessoal, profissional, educacional, desportiva, sendo que o foco desse trabalho é o Coaching Educacional. Neste contexto, o professor de filosofia e de ética pode apoiar os alunos no alcance de seus objetivos. Vários trabalhos nessa linha demostraram que quando aplicado, o Coaching pode levar a resultados positivos como: autoconhecimento, autonomia, eficiência dos discentes e docentes e da instituição de ensino. Por fim, este trabalho incentiva a implementação de um projeto estruturado de coaching como uma das metodologias ativas de ensino-aprendizagem junto às aulas de filosofia e ética em ambiente acadêmico.
Palavras-chave: coaching, educação, filosofia, ética.